quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Terapia Ocupacional - meu trabalho, minha vida




Estou muito feliz, pois trabalho no NASF aqui do meu município e estou colhendo bons frutos da minha atuação como terapeuta ocupacional, e para ficar guardado este momento deixo aqui no blog a matéria publicada no site da prefeitura sobre um dos trabalhos que realizo.

“Colcha de Retalhos”, em Registro, ameniza problemas comuns entre as mulheres

Mulheres que viveram as mais diversas histórias e despejam suas experiências numa grande paixão: o artesanato. Esta é a sinopse do filme “Colcha de Retalhos”, realizado no meio da década de 90 e que inspirou a terapeuta ocupacional Kennia de Abreu Bernardes, do Núcleo de Apoio de Saúde da Família, da Prefeitura de Registro, em uma experiência com mulheres, a partir de 35 anos, que passam por traumas ou problema psicológico no Município. Em reuniões, elas trocam experiências em grupos que acabam se ajudando e garantindo mais qualidade de vida.
O trabalho se iniciou no ano passado no bairro Serrote como uma experimentação e logo obteve sucesso. Em um grupo pequeno, geralmente constituído por oito mulheres, literalmente elas fiam uma colcha de retalhos que é sorteada ao final de sete encontros que corresponde ao fim da terapia. Durante esse encontro, aparentemente, informal, histórias de vidas são contadas, problemas e experiências são compartilhados e são amenizados quando a pessoa sabe que não está sozinha. “Ao final, percebemos que foi constatado que muitas pessoas que tinham depressão, mudaram o quadro”, esse é um dos pontos positivos dos encontros, relatou a terapeuta.
Com o sucesso no Serrote, o projeto chega ao bairro Vila Ribeirópolis, na unidade do Programa de Saúde da Família, com a mesma proposta. “Trabalho com mulheres que sofreram perdas para evitar que estas situações se compliquem e evoluam. Desta maneira, garantimos qualidade de vida”. E nesta proposta, o objetivo é atingir todo o município, por meio dos programas de saúde da família. Estão em andamento também reuniões no Jardim Xangrilá e Vila São Francisco. As interessadas em participar do Programa Municipal podem procuram as unidades do Programa de Saúde da Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!!!